Bibliografia:


LEGISLAÇÃO, INSTRUMENTOS NORMATIVOS E AFINS

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Proposta de regulamento técnico sobre diretrizes gerais para procedimento de manejo de resíduos de serviços de saúde. 29/6/2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7500/94 - Especifica símbolos de risco e manuseio para transporte e armazenamento de material - Simbologia.

-------- . NBR 9190/85 - Sacos plásticos para acondicionamento de lixo - Classificação.

-------- . NBR 9191/93 - Sacos plásticos para acondicionamento de lixo - Especificação.

-------- . NBR 10004/87 - Resíduos sólidos - Classificação.

-------- . NBR 12807/93 - Resíduos de serviços de saúde - Terminologia.

-------- . NBR 12808/93 - Resíduos de serviços de saúde - Classificação.

-------- . NBR 12809/93 - Manuseio de resíduos de serviços de saúde - Procedimento.

-------- . NBR 12810/93 - Coleta de resíduos de serviços de saúde - Procedimento.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA. Resolução nº 5 de 5/8/1993. Dispõe sobre o plano de gerenciamento, tratamento e destinação final de resíduos sólidos de serviços de saúde, portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 15: Normas para registro dos saneamentos

TÍTULOS

ASSAD, Carla; COSTA, Gloria. Manual básico de limpeza hospitalar. Companhia Municipal de Limpeza Urbana da Cidade do Rio de Janeiro. Imprensa da Cidade, 1999.

ASSAD, Carla; CASSAR, Admardo; PRIBUL, Kátia Regina. Higienização hospitalar: gerenciamento de higienização hospitalar em hospitais municipais monitorados pela COMLURB. Monografia de Pós Graduação, Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde, Rio de Janeiro, 1996.

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE ESTUDOS E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. Limpeza, desinfecção de artigos e áreas hospitalares e anti-sepsia. 1999.

CASEWELL, Mark; HOWARD, John P. Controle de infecção hospitalar: normas e procedimentos práticos. Editora Santos, 1996.

CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO SENAC - SP. Programa de aperfeiçoamento em gestão de resíduos hospitalares. Alemanha, Düsseldorf, Maio/2000.

COELHO, Hamilton. Manual de gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde. Fundação Osvaldo Cruz, Ministério da Saúde. Rio de Janeiro, 2000.

MELO, Regina Maria Seibel; LEITE, Alberto de Andrade. Instruções de segurança do trabalho para higienização dos hospitais. COMLURB, Rio de Janeiro, 1991.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Processamento de artigos e superfícies em estabelecimentos de saúde. Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar, 1993.

-------- . Manual de controle de infecção hospitalar. Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 2ª Edição. Brasília, 1986.

-------- . Curso de introdução ao controle de infecção hospitalar - unidade 7: limpeza, desinfecção e esterilização. Brasília, 1986.

NETO, Mozar de Castro; RIBEIRO, Júlia Maria Vieira Porto. Controle de infecção hospitalar: guia prático. Editora Revinter, 1999.

OLIVEIRA, Adriana Cristina de; ALBUQUERQUE, Cláudio Pontes de; ROCHA, Lúcia Cristina Moraes da - Infecções hospitalares: abordagem, prevenção e controle. Editora Medsi, 1998.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Diretrizes sobre métodos de esterilização e desinfecção eficazes contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Genebra, 1988.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Guia para o manejo interno de resíduos sólidos em estabelecimentos de saúde. Centro Pan-Americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, Divisão de Saúde e Ambiente. Brasília, 1997.

RUTALA, W. A. Desinfection, sterilization and waste disposal in: WENSEL, R.P. Prevention and Control of Nosocomial Infections. Williams and Wilkins, Baltimore, 1987.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO . Comissão central de controle de infecção hospitalar. Rio de Janeiro, 1988.

SOUZA, Mateus Mandu de . Biossegurança no laboratório clínico. Editora Eventos, Rio de Janeiro, 1998.

<alto da página>